
IMPLANTODONTIA
A implantodontia é uma especialidade que tem como objetivo substituir um ou mais dentes perdidos utilizando um implante, conhecido como “implante dental osseointegrável” que, como o próprio nome indica, é inserido no osso, local onde deveria estar localizada a raiz do dente natural. O implante é inserido como uma espécie de suporte para que uma prótese, que pode ser fixa ou removível, seja feita sobre ele.
​
O implante é mais eficaz que pontes fixas ou dentaduras. Estes podem provocar incômodos, exigem o desgaste de dentes muitas vezes intactos, são mais difíceis de serem limpos, além de serem, algumas vezes, esteticamente desagradáveis. Em casos de deficiência na quantidade de osso para a instalação do implante, há também a possibilidade de se realizar um procedimento de enxerto ósseo.
​
Os materiais usados na implantodontia geralmente são feitos à base de titânio, material que não causa nenhum tipo de rejeição, é capaz de se unir ao osso e devem possuir um extremo grau de qualidade e pureza para garantir a segurança do paciente. O procedimento costuma ser rápido e preciso, oferecendo ótimos resultados finais. As taxas de sucesso chegam a 98% na mandíbula. Como todo tratamento odontológico, os implantes e próteses sobre implantes exigem acompanhamento regular para que a saúde seja mantida e se evite o aparecimento de problemas futuros.
​
Através da implantodontia é possível restaurar a autoestima do paciente, trazendo mais segurança e simplicidade para as ações comuns do dia a dia, como conversar e mastigar, melhorando sua qualidade de vida.
​
A instalação de um implante dental é rápido, geralmente feito no mesmo dia, e conta com uma tecnologia de ponta para que o processo seja o mais bem sucedido possível, sem colocar em risco a saúde e o bem estar dos indivíduos. Em casos da necessidade de instalação de vários implantes ou da realização de procedimentos mais demorados, é possível contar com a ajuda de um médico anestesista para sedação e monitoramento, o que torna todo o procedimento mais agradável tanto para o paciente quanto para o profissional que o realiza.
